Destaque

Que relação tem com o Turismo Industrial?

Foi o que perguntámos e estamos a recolher as informações. Contamos com a sua colaboração: https://forms.gle/1JSL6ULU7pRqrg3H9

domingo, 23 de maio de 2021

Mina Fonte Figueira em Pedrado - Serra do Marão




Segundo a fonte consultada e numa visita ao local podemos adiantar:

Mina de estanho e volfrâmio, pertencente a um complexo mineiro num conjunto de 7 minas.
Iniciou actividade em 1928, teve o período de maior exploração nas décadas de 40 e 60e findou actividade no início da década de 70.
Efectuava exploração de cerca de 3 toneladas mensais de minério.

Laborou por mais de 40 anos ( empregando várias dezenas de pessoas), apesar de períodos mais vagarosos onde se verificavam poucos avanços na exploração, por dificuldades financeiras ou técnicas.

Minerais extraídos:

Cassiterite(Sn02): Mineral de onde se extrai o estanho.
A cor é castanha a negra a amarela e por vezes avermelhadas, É utilizado no farico de ligas metálicas ( bronze desde a antiguidade, latão, soldas embalagens para alimentos), para prevenir a corrosão, na indústria quimica, etc...

Volframite
((Fe, Mn)WO4): minério de tungsténio ou volfrâmio. Apresenta cor negra castanha ou avermelhada. É utilizado em filamentos de lâmpadas, em alguns lubrificantes, em componentes electrónicos, em armamento militar, na aeronáutica, na industria nuclear, quimica de construção, e em ligas metálicas duras para produzir ferramentas de corte e prefuração.

A mina situa-se entre ps 795m e os 940m de altitude.
é constituida por 7 pisos numa área de 40m de largura por 1000m de comprimento, dos quais 300m foram explorados
Tem várias galerias principais ( com centenas de metros), galerias travessas( de 20m em 20m que ligam as principais) e chaminés de ventilação ( com espaçamento de 50m que ligam os pisos entre si).

As galerias são trapezoidais com, aproximadamente, 2,20m x 2m e as chaminés têm 2m*1m "diâmetro com dois compartimentos.

Lavaria
Preparação mecânica e Lavagem do material extraído.
Com a ajuda de motores a disel procedia-se à trituração do material: o que tivesse mais de 12mm seguia para o britados ( para diminuir o tamanho) e juntamente com o restante era moido num moinho com um crivo ( peneira com rede).



Desta acção saía material inferior a 3 e 6mm que passava pela giga ( especie de moinho), separando e organizando três produtos( concentrado, estéreis e outro), hidroclassificados e lavados.
Curiosidade: AS águas de lavagem seguiam para tanques de tratamento a fim de serem reutilizadas na lavandaria e desta forma diminuir a poluição das águas públicas.