Dar a conhecer o património industrial e o ferroviário em modo de turismo
Destaque
Que relação tem com o Turismo Industrial?
Foi o que perguntámos e estamos a recolher as informações. Contamos com a sua colaboração: https://forms.gle/1JSL6ULU7pRqrg3H9
quinta-feira, 4 de janeiro de 2024
quarta-feira, 3 de janeiro de 2024
Doação de locomotiva a vapor proporcionará resgate histórico e fomentará turismo em Lauro Müller
A partir de janeiro de 2024, o município de Lauro Müller terá um importante resgate histórico. Por meio de uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e a Prefeitura de Lauro Müller, o município receberá a doação de uma locomotiva a vapor. A chegada do veículo está prevista para acontecer em janeiro de 2024.
Antes da chegada da locomotiva, ela está passando por um processo de reforma estrutural, com substituição de peças e pinturas. O restauro estava previsto para abril de 2024, mas foi antecipado para o mês de janeiro. Conforme a secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Lauro Müller, Patrícia Pontaldi, a restauro está quase pronto e a inauguração dela deverá acontecer com a realização de um festival na comemoração do aniversário do município, no dia 20 de janeiro. Mas, a data ainda não foi confirmada.
Associação de ferroviários pede restauração de locomotiva histórica em Abunã
Documento protocolado junto ao governo de Rondônia solicita também recapeamento da BR-364.
A Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (ASFEMM) protocolou um documento ao governo de Rondônia solicitando a restauração de uma locomotiva histórica que se encontra no distrito de Abunã. A locomotiva está localizada na praça em frente à BR-364 e é um importante patrimônio histórico da região.
Can touristic trains be a `booster´ to reinstate regular trains in a regional line closed to commercial operations?
Rail tourism with heritage trains in disused routes or lines closed to commercial services has the capacity to create and reinstate `life´ in territories through new socio-economic activities. But it’s possible that touristic trains can be a `booster´ to reinstate regular trains in a regional line closed to commercial operations? Yes, it is, and it happens. In 2011 the 34 km of the Italian Asti-Alba regional line were closed to rail traffic due to the deterioration of part of the infrastructure. The line crosses a very scenic landscape and since 2018 that Fondazione FS Italiane intended to start touristic operations running against the intentions of dismantle the line and convert it into a greenway. After inspections conducted by Fondazione FS Italiane and national rail manager RFI Rete Ferroviaria Italiana, maintenance works were conducted and the Asti-Alba reopened in 2021 to heritage trains. The positive impact of the rail revival through Fondazione FS Italiane was very important at local and regional level and the return of regional regular services started to be strongly considered. After 12 year-hiatus Trenitalia railcars return to Asti-Alba line last September 2023 with six return train services provided on weekdays serving a total catchment area of 120 000 people. Annually €3m are secured by Piemonte region to subsidise the service and €13m were invested by RFI Rete Ferroviaria Italiana in the rail infrastructure renovation.
There is more life than disused lines being converted to greenways. Rail revival is possible and highly recommended to achieve decarbonisation and regional growth.
Photo 1 - Fondazione FS Italiane steam train at Barbaresco station on the Asti-Alba route | © Gilberto Zara, 27.11.2021
Photo 2 - Trenitalia ALn 501.026 railcar near Neive on the Asti-Alba line | © Enrico Suppo, 11.09.2023
There is more life than disused lines being converted to greenways. Rail revival is possible and highly recommended to achieve decarbonisation and regional growth.
Photo 1 - Fondazione FS Italiane steam train at Barbaresco station on the Asti-Alba route | © Gilberto Zara, 27.11.2021
Photo 2 - Trenitalia ALn 501.026 railcar near Neive on the Asti-Alba line | © Enrico Suppo, 11.09.2023
segunda-feira, 1 de janeiro de 2024
Rota dos Mineiros - caminhada ao passado Visitmarao
Nas entranhas da Serra do Marão, ao longo de toda a sua área, existem várias minas que no século passado foram exploradas por centenas de mineiros. Desses tempos difíceis resistem apenas os jazigos geológicos, com os escombros espalhados pelo exterior da montanha, mas sobretudo pelo seu interior rompido.
O tempo trouxe nova vida às minas do Marão que se tornaram o lar de pequenos animais e o paraíso para plantas, que tal como os mineiros adaptaram-se a este ambiente hostil.
Entre tantas minas já exploradas pela Visit Marão, cada uma com as suas particularidades, há uma especial, a Mina do Teixo. O Teixo teve o seu auge de mineração entre 1940 e 1968, contudo, desde os romanos que houve atividades laborais, inicialmente na procura de ouro. A cassiterite, o principal minério do estanho, foi o centro das explorações que também permitiram a extração de columbite e tantalite.
Este ano, no dia 28 de abril, a Visit Marão vai organizar a Rota dos Mineiros – Caminhada ao Passado, com o intuito de permitir aos participantes a imersão numa experiência única. A caminhada vem no seguimento daquilo que fizemos o ano passado na caminhada Rota das Cascatas, com mais de uma centena de participantes, dinamizar e divulgar a nossa serra.
Este evento ultrapassará a vertente recreativa, pois, irá permitir aos participantes entranhar numa visita cultural ao passado, com visitas guiadas à área mineira e a exposições dedicadas à mina e à Serra do Marão.
O percurso com pouco mais de uma dezena de quilómetros de dificuldade moderada, permitirá a contemplação dos principais cumes da serra: Senhora do Marão, Seixinhos, Fragas da Ermida, Freitas e Veias. A descida da Mina do Teixo até Mafômedes será um dos momentos marcantes do percurso, bastante semelhante àquele que os mineiros faziam no passado.
A melhor forma de defender e preservar o Marão é ajudando quem todos os anos trava batalhas nestas encostas, deste modo, vamos doar a totalidade dos lucros do evento para os Bombeiros Voluntários de Baião.
Vem viver esta aventura connosco, saudações mineiras.
Unidos pela Serra do Marão 💚
De Portugal à Áustria. Conheça as 6 estações ferroviárias mais bonitas da Europa
Já se perguntou quais as estações ferroviárias mais bonitas da Europa? Desde os restaurantes até à escolha do hotel, cada vez mais, uma viagem é pensada ao pormenor. Posto isto, alguma vez pensou em que estações ferroviárias passa antes de chegar ao seu destino? Desde uma histórica catedral ferroviária a uma instalação de arte subterrânea, a Euronews Travel compilou uma lista das mais bonitas estações ferroviárias da Europa para desfrutar durante a sua próxima viagem de comboio.
veja aqui:
https://vousair.pt/de-portugal-a-austria-conheca-as-6-estacoes-ferroviarias-mais-bonitas-da-europa/
Subscrever:
Mensagens (Atom)