Destaque

Que relação tem com o Turismo Industrial?

Foi o que perguntámos e estamos a recolher as informações. Contamos com a sua colaboração: https://forms.gle/1JSL6ULU7pRqrg3H9

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Rota dos Mineiros - caminhada ao passado Visitmarao

Nas entranhas da Serra do Marão, ao longo de toda a sua área, existem várias minas que no século passado foram exploradas por centenas de mineiros. Desses tempos difíceis resistem apenas os jazigos geológicos, com os escombros espalhados pelo exterior da montanha, mas sobretudo pelo seu interior rompido.
O tempo trouxe nova vida às minas do Marão que se tornaram o lar de pequenos animais e o paraíso para plantas, que tal como os mineiros adaptaram-se a este ambiente hostil.
Entre tantas minas já exploradas pela Visit Marão, cada uma com as suas particularidades, há uma especial, a Mina do Teixo. O Teixo teve o seu auge de mineração entre 1940 e 1968, contudo, desde os romanos que houve atividades laborais, inicialmente na procura de ouro. A cassiterite, o principal minério do estanho, foi o centro das explorações que também permitiram a extração de columbite e tantalite.
Este ano, no dia 28 de abril, a Visit Marão vai organizar a Rota dos Mineiros – Caminhada ao Passado, com o intuito de permitir aos participantes a imersão numa experiência única. A caminhada vem no seguimento daquilo que fizemos o ano passado na caminhada Rota das Cascatas, com mais de uma centena de participantes, dinamizar e divulgar a nossa serra.
Este evento ultrapassará a vertente recreativa, pois, irá permitir aos participantes entranhar numa visita cultural ao passado, com visitas guiadas à área mineira e a exposições dedicadas à mina e à Serra do Marão.
O percurso com pouco mais de uma dezena de quilómetros de dificuldade moderada, permitirá a contemplação dos principais cumes da serra: Senhora do Marão, Seixinhos, Fragas da Ermida, Freitas e Veias. A descida da Mina do Teixo até Mafômedes será um dos momentos marcantes do percurso, bastante semelhante àquele que os mineiros faziam no passado.
A melhor forma de defender e preservar o Marão é ajudando quem todos os anos trava batalhas nestas encostas, deste modo, vamos doar a totalidade dos lucros do evento para os Bombeiros Voluntários de Baião.
Vem viver esta aventura connosco, saudações mineiras.
Unidos pela Serra do Marão 💚

Sem comentários:

Enviar um comentário